14 outubro 2008

No mundo virtual

Meu sogro tem 78 anos. Um senhor amável, engraçado (adora contar piadas) e com um eterno brilho nos olhos de menino curioso (é uma característica da família). Hoje tentei falar com ele e minha sogra pela manhã e não consegui. Com certeza tinham saído (moram numa cidade do interior). A noite, quando conseguimos contato, descobrimos que eles passaram a manhã no Centro para Idosos da cidade para ele fazer sua inscrição no curso de computação.

Sim, a beira dos 80 anos ele quer dominar a máquina. Nada de mais, apenas o suficiente para trocar e-mails com filhos, netos e bisnetos espalhados pelo estado, ou ainda procurar na internet mais informações sobre um assunto que ache interessante.

Para minha sogra: "oba, agora vou ser dona do controle remoto da televisão enquanto ele passa o tempo no computador".

Quando ele nasceu o homem nem sonhava com o telex, ainda mais com o computador. E ainda mais um pequeno, portátil, para usar em casa. Nas férias de final de ano a concorrência pelo uso da máquina vai ser braba. Vamos ter que criar uma escala de horários.

Primavera


”A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega...”
Cecília Meireles

Mundo globalizado

O executivo acorda às 4:30 da manhã. Toma seu café, seu banho, seu táxi e vai para o aeroporto. Vôo das 6:55. Às 10:30 avisa a patroa: estou voltando. 12:30 já está no escritório depois de 800 km entre ida e volta e duas horas de espera no saguão de embarque. Tempo de reunião: 1:30. Resultado do bate e volta? Mais milhagens no cartão da companhia aérea.