19 abril 2009

Dia do Índio



E para quem não lembra das datas comemorativas hoje é Dia do Índio. Já havia comentado aqui no blog porque escolheram como data o 19 de abril. Para quem não lembra vai aqui um replay:
"Por que a data de 19 de abril foi escolhida como Dia do Índio? Sempre achei que era em homenagem a algum índio famoso ou algo que o valha. A história é a seguinte: quem instituiu o Dia do Índio foi Getúlio Vargas e como data comemorativa foi escolhido o dia do aniversário do presidente..."

Proporcional ao morro

Dia desses fui para o centro da cidade, pois há coisas que só se acha para comprar lá. Resolvi deixar o carro num estacionamento do Largo da Ordem. Para quem conhece Curitiba sabe que este é um dos pontos mais altos do centro, na verdade, uma colina, onde iniciou a colonização da cidade. Lá está o centro histórico, e aos domingos recebe uma das mais famosas feiras de artesanato do país. No tal estacionamento onde deixei o carro a hora custava 2,50. Preço razoável. A medida que fui descendo o morro fui notando que o preço dos estacionamentos aumentava: 4 reais, 5 até chegar a 7 reais aos que querem parar às portas da rua XV de Novembro, coração pulsante da cidade. Tudo bem que na volta tomei um senhor cansaço para subir o morro, e acho que um pouco da minha dor nas pernas neste domingo vem disso. Mas que economizei uns trocados isso fiz. E consegui sair mais rapidamente de carro para onde pretendia ir em seguida...
Abaixo a visão da curitibana Feirinha do Lago da Ordem no traço primoroso do carioca Cesar Lobo.