24 novembro 2010

O Censo me esnobou

Agora é oficial. Deu na Tv, no jornal, no site do IBGE. A coleta de informações do Censo 2010 estão encerradas. E a minha família foi sumariamente esnobada. E descobri que não foi a única. Coloquei um comentário a respeito no orkut, dizendo para considerarem 4 pessoas a menos da contagem oficial que for divulgada, e uma amiga já pediu para acrescentar mais 4: a casa dela também não foi visitada. Até começo a acreditar na gritaria dos prefeitos de várias cidades brasileiras que contam com esses números para receber verbas e que discordando dos números finais. Pensem bem. Uma casa aqui, uma ali. Quatro pessoas aqui, mais três ali. No final das contas dá uma diferença danada. É igual você pegar aquelas contas de telefone celular cheias de ligações que são só centavos mas quando soma tudo dá um valor daqueles. Sim, faz diferença.
E não foi por falta de cidadania da minha parte. Atendi ao apelo, liguei para o IBGE, falei com a mocinha do outro lado da linha, dei todas as informações, meu endereço, todos os telefones de contato.
Sim. Os mocinhos do Censo passaram na minha rua (da minha janela vi eles entrevistando meu vizinho do outro lado da rua). Como trabalho em casa estou praticamente o tempo todo aqui, então, nem a desculpa de que não havia ninguém na residência não cola. Não deixaram nenhum cartão de contato na minha caixa de correio caso eu não estivesse. A impressão que dá é que a minha casa estava tomada de um "feitiço da invisibilidade" e eles simplesmente não viram. É a única explicação.
O triste é que fica a dúvida: se isto acontece numa cidade de grande porte como Curitiba, como terá sido a coleta de dados em cidades menores, será que aconteceu a contento? Será que todos os números refletem realmente o Brasil que temos? Fica a pergunta... Se alguém puder responder...