18 setembro 2009

Feliz Ano Novo

Ano Novo não é só no dia 31 de dezembro. Hoje, 18 de setembro, por exemplo, é comemorado o Ano Novo Judaico, o Rosh Hashaná, que chega ao ano de 5770. Aos amigos judeus o nosso Shana Tová!

Curiosidades sobre a data, segundo o portal IG.

Rosh Hashaná é hebraico para "cabeça de ano". O Ano Novo Judaico, curiosamente, é o primeiro dia do sétimo mês do calendário lunar judeu, o Tishrei, uma herança da Babilônia há milhares de anos quando derrotados em guerra e levados como escravos. A comemoração está determinada na Torá como o primeiro dos dez dias de Temor, ou Dez Dias de Arrependimento, que terminam no Iom Kipur, o Dia do Julgamento.

Nos dias atuais, a maioria absoluta dos judeus não é de praticantes, mas Rosh Hashana e Iom Kipur, mesmo os descrentes respeitam. Não acreditam, dizem, mas nunca se pode ter certeza, é a explicação que recolho. Em Rosh Hashana, comemora-se a criação do homem. Cinco dias antes foi o primeiro dia da criação. Os judeus tem as mais antigas tradições do monoteísmo. Deus, há uma tradição, tem três livros onde escreve seus julgamentos. Um para os perversos, outro para os justos e um terceiro para os intermediários.

O livro dos justos garante que viverão o próximo ano com o que merecem receber de bom. No livro dos malvados, eles são apagados da vida. Os intermediários tem os dez dias entre o Ano Novo e o Iom Kipur para se arrpenderem e se emendarem. A decisão de Deus só é conhecida no dia em que é aplicada. Na tradição, ou mitologia, Deus senta-se no seu trono diante do qual passam todos os seres vivos cujos comportamentos são registrados no livro da vida de cada um.

As famílias recebem o Ano Novo com jantar festivo. São dois dias em que todo o trabalho é proibido. São dias dedicados a preces.

O Taslish é outra das tradições. Trata-se de prece que se pronuncia nas proximidades de água corrente nas quais os pecados são simbólicamente lançados. Maçã com mel é comida nas refeições para simbolizar um ano de tranquilidade, doce. Na primeira noite depois das preces, é costume desejar ao outro que "Você seja inscrito e assegurado um bom ano e uma vida boa e tranquila".

Iom Kipur, dez dias depois, jejua-se um dia todo, cerca de 26 horas, em prece. Mas o julgamento não é revelado. Fica fechado no livro de cada um. Só será conhecido quando algo inesperado acontecer ou como o indivíduo chega ao início do próximo ano.