05 novembro 2008

Miolo Mole



Para tudo na vida há uma explicação, até para expressões como miolo mole. Num programa de TV dia desses uma neurologista explicava sobre o cérebro e seu crescimento.
Quando nascemos temos a chamada moleira aberta. Ela vai se fechando com o tempo, alcançando o ponto máximo na adolescência.

Quando chegamos aos 30 anos em média nosso cérebro está em plena forma, robusto, e ocupa toda a caixa craniana.
Com o tempo, como todos os órgãos e células o cérebro começa a perder corpo, a encolher. Isto cria um espaço entre os ossos da cabeça e o cérebro em si.

Por isso é comum dizer que quando uma pessoa chega a uma determinada idade ela está com o miolo mole, literalmente. Por este motivo, explica a médica, as quedas e pancadas na cabeça dos idosos são mais perigosas. "Até mesmo andar de carro ou ônibus que freiam bruscamente podem prejudicar o idoso".

Então, minha gente que já está mais para lá dos 40, vamos nos preocupar com o miolo.

Em tempo: o processo pode diminuir se não deixarmos de "exercitar" o cérebro. Aprender novos idiomas e música pode ser um bom começo.

O Massacre da Serra Elétrica



Há três dias dois homens e uma serra elétrica lutam com um toco de árvore na frente da casa do meu vizinho. Explico: a árvore como um todo foi cortada pela equipe da prefeitura, sobrando apenas o toco e as raízes. E é um toco que resiste bravamente. Já tentaram cortar de lado, de frente, pelos fundos... Já usaram picareta para ajudar e o tronco continua lá. Até a correia da serra já chegou a arrebentar. Não sei qual era a espécie da árvore, mas que se trata de uma lutadora isso ninguém pode negar. Só está faltando apelar para a britadeira que está destruindo a calçada. 
É. Isso aqui definitivamente está um hospício....





Habemos presidente!


O mundo acordou hoje em euforia, pois a fumaça branca pairou sobre os céus dos EUA, que elegeram seu primeiro presidente negro. Engraçadas são as manifestações em todo mundo, como se o presidente "do mundo" tivesse sido eleito.

O que nós dos países chamados em desenvolvimento, e mesmo os desenvolvidos, precisamos ter em mente é que ele é um cidadão americano, criado nos EUA, e não um ET que veio do espaço para salvar os homens de bem.

Por enquanto meu posicionamento é ver o que acontece. Toda essa euforia me lembra um pouco os tempos do Collor nas nossas terras tupiniquins. Espero que o Obama se saia um pouco melhor...