27 janeiro 2009

Cavaleiros Modernos

Os cavalos, aqueles animais de quatro patas, foram aos poucos sendo substituídos pelos cavalos de aço. A tropa cresce em progressão geométrica a cada semana, e em cidades mais movimentadas, já criaram suas próprias trilhas. A linha pontilhada nas grandes avenidas antes usada para separar as faixas de rolamento agora tem donos, num verdadeiro tropel moderno.
Mas esses cavaleiros modernos sofrem com as agruras do dia a dia, principalmente os que têm nas duas rodas seu instrumento de trabalho.
E não são raras cenas que há algum tempo pareceriam inusitadas. Em uma capital com ares interioranos, onde o clima muda a cada hora, é preciso estar preparado. O fato aconteceu numa avenida, próximo ao supermercado.
A moça esperava o ônibus num lado da rua. Chovia. Não uma chuuuuuvvvvvaaaaa, mas o suficiente para molhar. A avó da moça a chamaria de "chuva de molhar bobo". Mas o nosso cavaleiro, que de bobo não tinha nada, usou a cobertura do ponto de ônibus do outro lado da rua como abrigo. Abriu a caixa instalada sobre o cavalo e ao invés de documentos, flores ou pizzas, sacou a armadura do século 21: uma jaqueta e uma calça de material plástico, que vestidas sobre a roupa evitam que elas fiquem molhadas(pena que não evitem que os cavaleiros fiquem molhados de suor...). O detalhe interessante é que a cena se repetiu três vezes num intervalo de 10 minutos e no mesmo ponto.
Com certeza duas quadras para frente eles parariam novamente, agora para sacar a vestimenta. Afinal, em 15 minutos parou de chover, e como clima que se preze naquela capital, o sol voltou a brilhar...

Ano do Boi

Como diz um amigo meu: enquanto a economia vê a vaca ir para o brejo, entramos no Ano do Boi de acordo com o horóscopo chinês. As comemorações movimentaram a China, com milhares de rojões espocando por todo país. Segundo a tradição local quanto mais barulho mais os maus espíritos sentem medo e são afugentados.
Mas na verdade, o que nos reserva o Ano do Boi? Pelo visto muito trabalho...

O Boi é caracterizado por ser trabalhador, lento e calmo. Essas características estarão presentes também em 2009, que promete ser um ano conservador, pouco propício para grandes inovações e com muito trabalho pela frente . Hora propícia para construir, sim, mas com base na perseverança. Bom pra quem pretende começar ou recomeçar algum(ns) projeto(s). Este signo também tem como características: firmeza, estabilidade, serenidade, apreço pela família e lentidão. Portanto, sob sua regência, o convívio doméstico será facilitado.
Mas, no ano do Boi sentiremos o fardo da responsabilidade demasiadamente pesada. O sucesso não poderá ser conseguido sem esforços conscienciosos. As experiências e os contratempos que o ano do boi traz estarão na ordem do dia. É uma boa altura para se dedicar à casa, às questões domésticas e pôr tudo isso em ordem.O tempo não espera pelo homem. Se nós formos preguiçosos e não semearmos, não poderemos acusar os outros por não colhermos nada. Nós encontraremos muitas coisas que requerem a nossa atenção, e a lista das necessidades parecerá infinita. A influência do boi será um chicote rachando constantemente as nossas cabeças. É melhor aplicar-se. O ano boi pede disciplina. A maioria dos conflitos neste ano serão por mais por falta de comunicação e de recusa do que por outra coisa qualquer. Por isso seja paciente. Tudo será jogado para fora e nós seremos recompensados pelos nossos esforços. Este não é o tempo para atalhos complicados.
Para os rebeldes, pode ser importante indicar que embora o boi seja de falas mansas, ele carrega uma grande vara, e este é o seu ano.

Ainda o clima

Como todos devem ter percebido esse clima de janeiro está me irritando profundamente... Aposto que o verão vai começar dia 9 de fevereiro, junto com a volta as aulas. Que seja.
E para estar em dia com a previsão acabo de trocar o "fornecedor"de previsão para Curitiba. Segundo o Climatempo hoje seria um dia de sol, propabilidades de pancada de chuva somente no final da tarde!!!!!! Olho para fora e só vejo nuvens negras e chuva. Optei agora pelo CPTEC -
Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, que está bem mais, digamos, realista.
Quer saber como vai estar o tempo na sua região? Acesse www.cptec.inpe.br e boa sorte....