19 novembro 2008

Dia da Bandeira




Sei que já é final do dia, mas não podemos deixar de falar desta data cívica (ainda mais que hoje tem jogo da seleção: quem ganha? As belas pernas do Kaká ou do Cristiano Ronaldo? Pelas enquetes realizadas pelas emissoras de tv o páreo é difícil...rsrsrsrsrsr).

Vai aí uma explicação cívica.

O dia da bandeira é um dia em homenagem à bandeira do Brasil. A celebração acontece no dia 19 de Novembro, data em que a bandeira foi instituída. No dia ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A data foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República.

  O desenho da bandeira possui normas específicas nas dimensões e proporções do mesmo. A bandeira brasileira apresenta formato retangular, um losango amarelo em fundo verde, a esfera azul celeste do centro é atravessada pela faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso”.

  A bandeira nacional foi desenhada por Décio Vilares. Essa fica hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília, simbolizando a pátria.

As quatro cores representadas na bandeira simbolizam as famílias reais descendentes de D. Pedro I, idealizador da bandeira do Império.

Por Patrícia Lopes Equipe Brasil Escola