22 junho 2009

Se foi

Para quem não conhece nada do mundo da dança este post não significa absolutamente nada. Mas com vários anos de assessoria no Festival de Dança de Joinville não poderia deixar de registrar a morte de Roberto Pereira, crítico de dança do Jornal do Brasil, que como ele mesmo sempre frisava não era jornalista. Participando ativamente do festival desde 2001 ele trouxe idéias e novidades, como o "Por falar em dança...", uma espécie de mesa redonda onde personalidades e estudiosos discutiam o universo da dança, nem sempre com o quórum desejado. O projeto evoluiu e virou "Seminário de Dança", este sim com trabalhos acadêmicos e público específico, que tem alí uma das poucas oportunidades no país que discutir os aspectos teóricos da dança.
Um dos seus projetos mais interessantes foi um convênio entre a UniverCidade no Rio de Janeiro, onde era professor e coordenador do curso de licenciatura em dança, e o Teatro Municipal daquela cidade, que levou para os bancos da faculdade nomes consagrados da dança como Ana Botafogo, Aurea Hammerli e Hélio Bejani, que no final deste semestre estarão recebendo seus diplomas em dança.
Completaria na próxima semana 44 anos. Sem dúvida uma grande perda para a dança no Brasil nos seus aspectos mais frágeis: estudo teórico e memória.