01 dezembro 2008

A tragédia e seu lado animal



Em SC não para de aumentar o número de desabrigados que estão sendo encaminhados para alojamentos provisórios. E nesta ida cães e gatos têm sido abandonados à própria sorte. As sociedades protetoras de animais de todo o estado de SC também já estão sofrendo com a superlotação, e principalmente com a falta de alimentos (leia-se ração). Como geralmente este é um item que não consta na lista de doações, tem gente fazendo o que pode. Leia o texto abaixo, fragmentos captados de um enorme e-mail enviado por uma amiga minha e também de carteirinha dos animais....

Chuvas em Santa Catarina vitimam animais não-humanos

Nestes últimos dias, a imprensa tem trazido relatos e imagens aterradoras, que remetem ao que já se viu em terras assoladas por furacões. Passa de uma centena o número de humanos mortos.
E quantos não-humanos -- domésticos e silvestres -- perderam a vida nesse sinistro acontecimento?
Só em Itajaí, a Associação Itajaiense de Proteção aos Animais (AIPRA) calcula que entre 700 e 1000 cães, gatos e cavalos tenham morrido. Alguns protetores de animais relataram as cenas aterradoras de cães sendo tragados por bueiros e do encontro de muitos deles mortos, ainda atados à corrente que os prendia ao quintal de casa.

Gatos estão presos dentro de casas e apartamentos abandonados e centenas estão em telhados e árvores, sem poderem se mexer ou alimentar. Cães foram largados em cidades ilhadas;o gado, no pasto que virou lago, não tem como se alimentar ou matar a sede.São milhares de cavalos, galinhas, gatos,cães e toda uma fauna silvestre que está sem alternativa de sobrevida.Esquecidos em meio ao caos.

Em Passo Fundo, no RS, Voluntários da ONG Amigo Bicho conseguiram apoio da Defesa Civil local para que sejam enviadas à Santa Catarina rações para gatos, cães, cavalos e bois, assim como doações de potes, coleiras e correntes, a serem arrecadados na cidade.
Campo Grande, no MS, se mobiliza para conseguir ração (cães, gatos, cavalos e bois); medicamentos veterinários (vacinas contra Leptospirose, Raiva, Antibióticos, Sarnicidas, Anestésicos, seringas, agulhas); máscaras e luvas descartáveis; água potável em embalagens de 5 litros; coleiras e correntes para cães; casas e caixas de transporte para cães e gatos; material de higiene e desinfecção de instalações e dos animais; cobertores e toalhas; potes para alimentação e água.
E mais. Em Caxias do Sul um programa de rádio local conta com o patrocínio da empresa Nutrire, que produz ração animal. A empresa está doando uma tonelada de ração, que já deve estar chegando em Itajaí.

A Sociedade Latino Americana de Urgências e Cuidados Intensivos Veterinários - LAVECCS eda Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva - BVECCSO Dr. Rodrigo Cardoso Rabelo, presidente das organizações, está em contato direto com o Instituto Ambiental Ecosul. Está mobilizando a classe veterinária através dos CRMVs, da Anclivepa e de fornecedores de medicamentos e equipamentos veterinários para equipar uma base técnica e operacional na região atingida e ampliar a rede de colaboradores e apoiadores.

A WSPA, organismo internacional de protelção aos animais,está liberando recursos e enviando a Santa Catarinao seu coordenador de ações em catástrofes com animais, o Médico Veterinário Werner Payne, para se integrar às iniciativa das ONGs regionais, avaliar a situação, em contato coma Defesa Civil e as autoridades veterinárias e sanitárias.

Como se vê os animais também contam com seus defensores durante as tragédias. Sorte deles.

Nenhum comentário: