09 março 2009

Barbie faz 50 anos



Hoje, 9 de março, a famosa boneca Barbie comemora 50 anos. Eu, com meus 40 e poucos anos, nunca tive uma Barbie. E não tenho nenhum trauma por causa disso. Em terras tupiniquins éramos muito bem servidos com a Suzy, da Estrela. Essa sim tive umas três. Uma delas tinha um cabelo ruivo maravilhoso. Podia ter guardado e hoje com certeza estaria valendo alguma coisa kkkkkk Abaixo um dos modelos....



Mas devaneios a parte vamos voltar à aniversariante do dia.
História oficial:
A barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1959. A ideia foi de Ruth ao ver sua filha Barbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa. Ruth então teve a ideia de criar uma boneca que permitisse o mesmo, ou seja, trocasse de roupa. Associando-a à moda, a Barbie tinha uma feição adulta, diferente das bonecas da época. Assim, a imagem da Barbie sempre foi a de uma top model símbolo de beleza refinada e juventude.Encomendada ao designer Jack Ryan, em1958, a boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York em 9 de março de 1959. Ruth e Eliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel , fabricando a Barbie que foi vendida a 3 dólares os primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas do primeiro exemplar.

Outra versão da história:
A Barbie surgiu quando Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, viu sua filha, Barbara, brincando com bonecas de papel. Isto não era nada fora do normal para as garotinhas daquela época, já que as bonecas de papel eram um brinquedo popular. Mas Ruth notou algo interessante - sua filha gostava de imaginar as bonecas em cenários adultos e não como crianças. Ela sugeriu à Mattel a possibilidade de uma boneca adulta feminina, que pudesse servir de inspiração às jovens garotas para o futuro. Porém, a idéia foi rejeitada - os executivos achavam que as meninas não teriam interesse suficiente numa boneca potencialmente cara.
Com sua idéia em mente, Ruth viajou para a Europa e descobriu uma boneca popular da Alemanha chamada Lilli. Ela trouxe a boneca para os Estados Unidos e, usando Lilli como inspiração, terminou o projeto da Barbie (a boneca se chama Barbie, é claro, por causa da filha de Handler, Barbara). Com ceticismo, a Mattel finalmente concordou em produzir a boneca e apresentá-la durante a feira do brinquedo americano (American Toy Fair) de 1959, na cidade de Nova York. A Barbie provou ser um enorme sucesso entre as jovens garotas e ainda permanece como um dos brinquedos mais reconhecidos do mundo.

Curiosidades....

  • O nome Barbie foi dado em homenagem à filha do casal que se chama Barbara e seu apelido era Barbie.O nome completo dela é Barbara Millicent Roberts.
  • A idéia de uma boneca com feição adulta, segundo Ruth, era inspirado no fato de que quando criança, você sempre quer crescer e se tornar uma mulher adulta.
  • Barbie tem seis irmãos: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999).
  • Em seu lançamento, em 1959, ela vestia uma roupa bem simples - um maiô listrado branco e preto.
  • Ken surgiu em 1961, dois anos depois dela.
  • As primeiras Barbies negras e hispânicas foram lançadas em 1980.
  • Em 2002, a Barbie deixou sua marca na calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das celebridades como Marilyn Monroe e Charles Chaplin.
  • Em Julho de 2007, a Mattel lança a nova geração de BARBIE, que é uma mistura de boneca virtual com tocador de MP3.
  • A cada segundo, duas bonecas Barbie são vendidas em algum lugar do mundo.
  • Ela é vendida em mais de 150 países.
  • As primeiras bonecas custavam 3 dólares; hoje uma Barbie pode custar 10 mil dólares.
  • Na lista de estilistas que já fizeram modelos sob medida para ela estão Christian Dior, Givenchi e até brasileiros como Walter Rodrigues e Lino Villaventura.
  • A boneca é fabricada na China.
  • Em 14 de fevereiro de 2009, Barbie esteve nas passarelas de New York, na Fashion Week (Semana de Moda) NY.

Um comentário:

Edilene Eller disse...

Eu também nasci em 1959...E também nunca tive uma Barbie. Sem traumas.